segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DEPENDER DE...

Ai.. a dependência. A dependência das coisas, das pessoas, da vida. Não! Prometo que esse não será mais um daqueles posts sentimentalóides, melosos e nojentos.. mas confesso que servirá pra tanta coisa. Se não se encaixar, em alguma fase da sua vida, espere bem pouquinho porque vai chegar a sua hora.

Bem pouquinho tempo eu tinha prometido a mim mesmo que a paixão seria a última coisa que iria acontecer na minha vida. Isso porque andava cansado das histórias sentimentalóides do povo e não entendia muito bem essa dependência. E quem me conhece de perto sabe que eu não sei muito lhe dar com essa tal de "dependência". Talvez porque eu tenha a impressão de que a dependência segue muito mais para um lado negativo do que positivo da palavra!? Ou então porque a humanidade resolveu nos dá essa falsa impressão de que depender de alguém, de algo, deve ser mesmo muito ruim. Vou contrariar a humanidade então!

Há quem prefira não se apaixonar, amar, porque.. a dependência aparece. Há quem pense que "depender de" siginifca amor, e ou estar apaixonado. Sem querer muito entrar nessa levada da paixao e do amor, digo que a dependência por amar ou gostar de alguém nem sempre machuca. Mas quando machuca...é foda! Porque basta uma palavra torpe, uma negação e ou uma chateação que a palavra torpe se transforma "numa agressão", a negação se torna "um nunca" e a chateação "no impossível". 

Você não se lamenta do que não fez, mas lamenta-se por se ver ali: inseguro, preso e triste. Porque é bem assim quando se pensa em dependência. Porque não é sua em relaçao a uma coisa, mas a uma pessoa.. a um gesto, a uma atitude. 
Por vezes, você se pega inseguro em tantas outras coisas.. que se existir alguma possibilidade de segurança, é a de si mesmo. Depender de si mesmo. Seria ótimo né? Mas não. Porque ninguém gostar de abrir a boca para falar "que depende de si". Porque isso é chato. Não tem graça. Não faz sentido. 


Ninguém se vangloria por completo por ser independente. Por alguém ou de alguma coisa! Porque o bom é depender.. depender de um amor, de tentar ser mais claro e não conseguir, de tentar ser mais interessante pra fazer a outra pessoa, pelo menos depender, nem que seja um pouquinho de você. Acordar e depender de um riso, esperar um carinho, de um olhar.. isso não é dependência pessoá? E não é bom?

Por isso me coloco contrário ao lado negativo "cem por cento" da palavra depender. Hoje mesmo me pego correndo atrás de ser uma pessoa melhor, de tentar entender melhor as pessoas porque quero sempre depender de alguém. Mas... de alguém sempre muito especial. :) 


Trilha sonora da peça A Partilha. É linda! :)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TODA ATENÇÃO DO MUNDO...


Outro dia me peguei pensando no percentual de tempo que não tenho. Exatamente isso. Percentual! Prefiro imaginar assim: que na ordem das coisas da minha vida, a atenção que eu tenho que dar para coisas e pessoas deve ser na casa dos percentuais. Logo eu que nunca me dei bem com a matemática!

Se a gente pensar no tempo que dispomos para dar atenção a alguém importante - porque pra quem não é a gente dispensa "míseros segundos", a gente não vive. Ou então vive em função de dispensar atenções. Ou de tentar equilibrar?! Vixe!! Já tô perdendo a atenção!!

Olha é casa, carro, famílias - no caso da minha se divide em muitas.. porque meus pais são separados e cada um deles requer uma certa atenção. Na qual costumo falhar, mas...  Daí tenho sobrinhos.. vou ganhar o terceiro! Uma cachorrinha que está quase vindo morar comigo - por causa dos meus sobrinhos.. mas isso é uma longa história. Depois  vem o amor não menos importante.. que divide com você os problemas.. que segura uma onda   junto com você e que não existe a menor possibilidade de não dar atenção!! Aí tem os amigos, as pessoas que se dizem amigos e uma série de coisas... Daí tem os preparativos para viagem. Sim eu vou viajar! Aí tem esse lance do visto... das taxas, depois tem a luz pra pagar.. coisas de casa que já mencionei! Você descobre que o jogo de vela do seu carro precisa ser trocado!! 

Ou seja, tempo que é bom nada!! Porque eu sou professor e por ter uma característica bem paternalista - no sentido bom da palavra, quero dar atenção a todos os meus alunos... porque sendo ex ou atual, todos têm sempre algo pra dizer!! Além da turma da empresa.. são quase 100 pessoas, com 100 problemas, com 100 desejos e necessidades e que você deve sim atender!! Ou pelo menos tentar!! Mas num reclamo não, porque adoro - as vezes!

Depois você percebe que é preciso dar atenção a você mesmo! Descobre que dispensou tantas atenções que esqueceu de olhar pra você!! ÔOOO coisa louca!! A gente lembra que tem que ir ao médico, que precisa dormir mais um pouco, que precisar sair mais com os amigos... etc, etc, etc. Acho que deve ser por isso que tem tanta gente louca nesse mundo.. gente louca porque deu atenção demais ou então porque foi desatenciosa consigo mesma! E por está louca precisa de toda atenção do mundo!