segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DEPENDER DE...

Ai.. a dependência. A dependência das coisas, das pessoas, da vida. Não! Prometo que esse não será mais um daqueles posts sentimentalóides, melosos e nojentos.. mas confesso que servirá pra tanta coisa. Se não se encaixar, em alguma fase da sua vida, espere bem pouquinho porque vai chegar a sua hora.

Bem pouquinho tempo eu tinha prometido a mim mesmo que a paixão seria a última coisa que iria acontecer na minha vida. Isso porque andava cansado das histórias sentimentalóides do povo e não entendia muito bem essa dependência. E quem me conhece de perto sabe que eu não sei muito lhe dar com essa tal de "dependência". Talvez porque eu tenha a impressão de que a dependência segue muito mais para um lado negativo do que positivo da palavra!? Ou então porque a humanidade resolveu nos dá essa falsa impressão de que depender de alguém, de algo, deve ser mesmo muito ruim. Vou contrariar a humanidade então!

Há quem prefira não se apaixonar, amar, porque.. a dependência aparece. Há quem pense que "depender de" siginifca amor, e ou estar apaixonado. Sem querer muito entrar nessa levada da paixao e do amor, digo que a dependência por amar ou gostar de alguém nem sempre machuca. Mas quando machuca...é foda! Porque basta uma palavra torpe, uma negação e ou uma chateação que a palavra torpe se transforma "numa agressão", a negação se torna "um nunca" e a chateação "no impossível". 

Você não se lamenta do que não fez, mas lamenta-se por se ver ali: inseguro, preso e triste. Porque é bem assim quando se pensa em dependência. Porque não é sua em relaçao a uma coisa, mas a uma pessoa.. a um gesto, a uma atitude. 
Por vezes, você se pega inseguro em tantas outras coisas.. que se existir alguma possibilidade de segurança, é a de si mesmo. Depender de si mesmo. Seria ótimo né? Mas não. Porque ninguém gostar de abrir a boca para falar "que depende de si". Porque isso é chato. Não tem graça. Não faz sentido. 


Ninguém se vangloria por completo por ser independente. Por alguém ou de alguma coisa! Porque o bom é depender.. depender de um amor, de tentar ser mais claro e não conseguir, de tentar ser mais interessante pra fazer a outra pessoa, pelo menos depender, nem que seja um pouquinho de você. Acordar e depender de um riso, esperar um carinho, de um olhar.. isso não é dependência pessoá? E não é bom?

Por isso me coloco contrário ao lado negativo "cem por cento" da palavra depender. Hoje mesmo me pego correndo atrás de ser uma pessoa melhor, de tentar entender melhor as pessoas porque quero sempre depender de alguém. Mas... de alguém sempre muito especial. :) 


Trilha sonora da peça A Partilha. É linda! :)

Um comentário:

  1. Uau...perfeito, Luna. Vc sempre nos convencendo de algo que nem passa pela nossa cabeça que vc concorde. Vc é realmente o escritor mais transparente e surpreendente que existe. Não dá pra definir seu estilo, sua linha...
    Claro, que reconhecemos sempre, seu vocabulário, suas pontuações perfeitas ao ponto de acharmos que vc está falando em tempo real, sua pitada de ironia e de suas argumentações que na maioria das vezes, acaba nos convencendo e concordando com suas opiniões. Muito capcioso e brilhante vc. Me converteu totalmente...onde na minha vida a essa altura, eu estaria aceitando que no fundo, "depender" é bom?!

    CL

    ResponderExcluir