quinta-feira, 12 de abril de 2012

Quais são as suas capacidades?


É bem isso mesmo. No plural. Quais são as nossas capacidades? Não são características, são capacidades mesmo! Categoricamente dessa forma. Pronto! Está aqui uma capacidade minha. A de afirmar, afirmar, afirmar.. quando eu tenho na minha cabeça e coração as ideias das quais eu quero propagar.
Eu tenho a capacidade de ter paciência. Mesmo quando não deveria ter! É difícil. Porque dependendo do grau, você é capaz de criar a III Guerra Mundial – mesmo que seja dentro de um local fechado, com uma fila enorme, gente feia e fedida e o ar condicionado quebrado.. Não! Eu não estou falando de uma Casa Lotérica – qualquer semelhança é mera coincidência! Oi?! Estou falando de ser paciente num contexto, inclusive, onde você não sabe muito bem o que está acontecendo. 


Eu tenho capacidade de me criticar – eu faço isso o tempo todo! Eu me acho feio, poderia mexer na minha cara umas “trocentas” vezes e virar um Avatar!! Se pudesse, assim faria! De criticar o meu texto – e ter um blog não é fácil mesmo sendo a minha terapia diária gratuita, imagino o quanto as pessoas entram aqui e desabam besteiras a respeito do texto ou da situação. Porque tem gente que não tem capacidade de fechar a tela ou então, relevar as coisas. Mas a minha capacidade crítica não é só estética, sabe?! É consciente. Se eu pudesse, mudaria o mundo, por exemplo – mas não sobre minha ótica!
Eu tenho capacidade de entender. Inclusive, aquilo que ninguém explica. Simplesmente acontece e pril! Já foi.. você respira fundo, e entende! Preciso desenvolver esse parágrafo? Acho que não né?! Você entende!
Eu tenho capacidade de estudar lendo uma revista de fofocas, com a televisão ligada, o som no ouvido (c/ o fone de ouvido, digo), o facebook aberto e se possível, ainda falo ao telefone. Porque mesmo parecendo não ter concentração alguma, eu tenho a capacidade – não muito estrondosa de me concentrar desconcentrando.
Eu tenho capacidade de ser chato. Chato que às vezes é muito mais defesa do que qualquer outra coisa. Uma amiga minha uma vez falou que eu era o chato mais “fajuto do mundo”. E isso eu discordo. Porque eu gosto de ser chato – às vezes! :P

Ontem eu descobri mais uma capacidade. A da experiência. E aqui, nesse blog, eu a classifico como capacidade sim! Porque graças ao tempo, as histórias, acontecimentos e ilusões – porque a gente vive o mundo ou NO mundo que quer, deseja e constrói (material pra outro post) eu posso dizer que a minha capacidade de “experiência” ou, de através dela, ter paciência, criticidade, compreensão e desconcentração tem me ajudado a viver. Olhar as coisas por outro ângulo.. avaliar, avaliar e incrivelmente me surpreender com a capacidade de entender.. perdoar e continuar! Ai, ai..é certo que estou amando... a vida! :) 


5 comentários:

  1. Excelente texto,André.
    Hoje pela manhã estava na aula de Comunicação e meu professor falou exatamente sobre isso!Sobre a forma que devemos digerir as informações, analisá-las, para assim tomarmos alguma postura.
    Paciência é FUNDAMENTAL para todos os segmentos da nossa vida. E, sem dúvidas, a experiência é quem nos faz refletir sobre as nossas ações futuras, bem como relevarmos diversas coisas que vemos ou escutamos.

    Grande Abraço,
    Renata Ramalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, confesso que é um exercício difícil, mas.. prazeroso qdo vemos o resultado! Bjão

      Excluir
  2. Luna, o que posso dizer?! Na boa?! em algumas situações eu sou vc de saia...aliás, de calça mesmo, pq não uso muita saia...entende, né? Claro que sim, vc tem essa capacidade!! Menino, sou sua fã...vc é o cara perfeito! Não é qualquer um que assume que é CHATO (Cri cri)...ponto pra vc. Tava muito curiosa a respeito do próximo post, ansiosa...mas valeu a pena esperar tanto tempo. Vc não deve ter ócio, mas se tem, com certeza ele é hiper criativo, e a gente agradece. Dentro desse último post, tem mil sugestões para os próximos. No mercado atual, Homem BRIMD(Bonito+Responsável+Inteligente+Moderno+Descolado)é uma raridade. Só conheço 3, e vc é um desses. Vai escrevendo, Luna, vai escrevendo que a gente vai se deliciando das tuas leituras e aventuras..."Para Nossa Alegria!"

    Bjão!!!
    CL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chiara, esse blog é o que eu digo "minha terapia gratuita diária". que bom que vcs curtem! Pq ter uma visão crítica do mundo te faz pagar cada preço.. hummmm cê num tem ideia! Bjão.

      Excluir
  3. Gostei bastante, me fez pensar nas minhas. :D
    Abraço.
    Julia

    ResponderExcluir